quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O mercado na sociedade moderna

1. Apresenta uma definição de mercado.

Mercado é o local no qual agentes económicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens.

2. Explica como funciona o mercado (NOTA: Exponha o truque dos incentivos).

O mercado funciona através dos truques dos incentivos, se os consumidores querem mais um bem, lutam por ele, oferecendo mais dinheiro pelo mesmo, subindo o preço.

3. Define eficiência no contexto do mercado.Eficiência significa que cada um produz o que de melhor sabe fazer e troca por aquilo de que mais gosta.
Eficiência significa que cada um produz o que de melhor sabe fazer e troca por aquilo de que mais gosta.


4. Indica:
a) os factores produtivos;terra; capital; trabalho
terra; capital; trabalho

b) os rendimentos;salários, rendas, juros
salários, rendas, juros, lucros

c) os agentes económicos.Empresas, Famílias
Empresas, Famílias

5. Descreve:

a) Bens / Despesas;
Os bens correspondem a coisas fisicas que as familias compram às empresas e as despesas são o fluxo monetário que corresponde ao fluxo real que as familia adquirem.

b) Recursos / Rendimento.Trabalho e Capital
Trabalho e Capital

6. Refere três situações como dificuldades de funcionamento ou falhas do mercado.

As três situações para as difuculdades de funcionamento ou falhas do mercado são as seguintes: " Se as pessoas passam a preferir queijo à manteiga, a canalização de mais dinheiro para as compras, e logo para a produção de queijo, aumenta essa produção e resolve essa questão.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

O mercado para funcionar precisa do Estado e de regras de conduta

1. Explicita o "problema económico" a que o autor se refere.

O problema economia a que o autor se refere é a escassez que cada um de nós pretende maximizar o seu bem estar.

2. Identifica os diversos mecanismos de interacção entre os sujeitos económicos, que João César das Neves aponta para a resolução do “problema económico”.

Os diversos mecanismos de interacção entre os sujeitos economicos que João César das Neves aponta para a resoluçao do problema economico são: Tradição, Autoridade e Mercado.

3. Caracteriza esses mecanismos de interacção.

A tradição regulava a maior parte das actividades económicas, criando influências sobre os aspectos do seu funcionamento. Em Portugal existe a tradição de comer bacalhau no Natal. A autoridade era usada para resolver questões económicas. A autoridade nos nossos dias é usada através dos impostos e subsídios das famílias pelo Estado para resolver os problemas económicos. O mercado, para Adam Smith, era baseado na liberdade de iniciativa ou no sistema de preços

4. Situa historicamente o florescimento do mercado.

O florescimento do mercado foi no tempo da dinastia de avis (Século XIV) e a revolução industrial (Século XVIII).


5. Mostra através de um exemplo que os três mecanismos descritos funcionam em simultâneo nas sociedades modernas. (Demonstre que é racional pagar um Táxi, após a prestação do serviço.)

Faz sentido pagar ao barbeiro depois de fazer a barba?Sim, por uma questão de regras tradicionais nas sociedades.


6. Mostra que a confiança é um elemento fundamental para o funcionamento do mercado, referindo o exemplo dos “cheques carecas”.

Hoje em dia tem de haver confiança em todo o lado, principalmente no mercado de trabalho. Se não houver confiança entre as pessoas que trabalham num determinado lugar, todos os dias, deixarão de confiar uns nos outros, o que levará a uma situação um pouco desconfortável. Por eemplo: no mercado, se houver um cliente, em que se tenha a máxima confiança, e um dia para pagar uma despeza que foi fazer, passa-lhe um chque mas nunca iria pensar que esse cheque era careca. Quando perceber que esse cheque é careca vai logo perder toda a confiança que tinha nesse cliente

Desenvolvimento Tecnológico e Mercado

Módulo 3

O mercado é o lugar onde os compradores e vendedores se encontram para transaccionar os bens e os serviços. Esse lugar tem sofrido mutações em resultado do desenvolvimento tecnológico.

-Refira alguns tipos de mercado que vidência esta mutação.
Os tipos de mercado existentes são os mercados electrónicos, onde se fazem compras pela Internet como por exemplo o Continente.Antigamente as pessoas dirigiam-se ás feiras para realizarem as suas compras, pois ainda não existiam estas novas tecnologias. Uma das feiras mais famosas foi a feira das Mercês, ainda existente mas hoje em dia já não tem o mesmo valor que tinha antigamente. Antes esta feira era o ponto de encontro entre os compradores e os vendedores.Também existiu uma feira no Cacem denominada a feira do gado onde as pessoas vinham comprar animais como as vacas, etc. onde tambem encontravam objectos pessoais para poder usar no dia-a-dia. Com o passar do tempo a feira começou a perder clientes e começou tambem a perder o interesse. Mais tarde no lugar onde se fazia essa feira foi construído um parque de diversões com carroceis e coisas do género. Mas ainda falando nas feiras, hoje em dia ainda há as feiras onde os vendedores vendem roupa, brinquedos, comida(bolos, pão, etc.), e utensílios que se podem usar no dia-a-dia de cada um.Se estas feiras forem feitas ao lado de lojas de roupa ao ao pé de centros comerciais, estas feiras perdem clientes para estes edifícios grandes.A feira esistente aqui no Cacem está situada ao lado do Fabio Lucci
, logo esta feira perde muitos clientes para esta famosa loja de roupa

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Crescimento económico do post-Guerra

1. Distinga comércio interno de comércio externo.
O comercio interno é um comercio feito no proprio país, enquanto o comercio externo é um comercio feito fora do país de origem.
2. Distinga comércio externo de comércio internacional.
O comercio externo é quando quer quantificar dados e o comercio internacional é quando quer falar de termos teoricos.

3. Refira-se a dois aspectos que expliquem o desenvolvimento acentuado do comércio externo, do post-guerra até hoje.
A Paz e a necessidade de reconstrução da Europa que se fez com ajuda financeiras americana, atraves do plano Marsha deram inicio aos designados anos dourados, um periodo de crescimento de 30 anos sem presedentes na historia. As instituições então criadas designadamente a ONU. o FMI, a OCDE, a CEE, o Banco Mundial, ofereciam referencias para um desenvolvimento estavel, vijiado no quadro da guerra Fria.