quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Acerca da OMC

2. Refere três das actividades desenvolvidas pela OMC.

— A negociação da redução da eliminação dos obstáculos ao comércio e acordos sobre as normas pelas que se rige e comercio internacional;

— A administração e vigilancia da aplicação das normas acordadas da OMC que regulam e comercio de mercancías e de servicios e os aspectos dos direitos de propiedade intelectual relacionados com o comercio;

3. Identifica os princípios orientadores da OMC.

Os primcipios fundamentais e rectores da OMC siguem sendo a abertura das fronteiras, a garantia de principio da nação mais favorecida e do trato no discriminatório entre os Membros, assím como e compromiso de lucrar a transparência nas suas actividades. A abertura dos mercados nacionais ao comércio internacional, com excepçoes justificadas com a flexibilidade adequada, fomentará e favorecerá e o desenrolo sustentavel, melhorará, reduzira a pobreza e promoverá a paz e a estabilidade. Ao mesmo tempo, essa abertura dos mercados deve ir acompanhada de políticas nacionais e internacionais racionais que contribui o crescimento económico e o desenrolo em consonancia com as necesidades e aspirações de cada um dos Membros.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Processo de integração económica

O processo de integração económica tem como objectivo o desenvolvimento de mecanismos de cooperação de e de políticas comuns entre os diversos países que pertencem à área económica, de modo que esta vai funcionando progressivamente como se fosse um país único à medida que o nível de aprofundamento do processo se desenvolve. Bela Balassa distingue seis níveis neste processo.

1. Indica os seis níveis do processo de integração económica propostos por Bela Balassa
Os seis níveis do proceso de integração económica são: Zona Preferencial do Comércio; Zona de Comércio livre; União Aduaneira; Mercado Comum; União económica monetária; União Política

2. Caracteriza cada um dos níveis acima referidos e apresenta exemplos.

- Zona Preferencial do Comércio: Diversos países concedem-se mutuamente em certas vantagens aduaneiras.
-Zona de comércio livre: diversos países concedem-se mutuamente em certas vantagens aduaneiras, tendo em vista abulir as barreiras alfandegárias entre si. Contudo cada país mantm a sua pauta aduaneira e o seu regime de comércio com terceiros países.
-União aduaneira:verifica-se a livre circulação dos produtos entre os membros da União. Quanto a terceiros países é aplicada uma pauta exterior comum.-Mercado comum: Além da livre circulação dos produtos tem tambem circulação de serviços, pessoas e capitais.
-União económica monetária: Além do mercado comum política económica a sociais comuns.-União política: os países passarem a ter governo comum.

3. Verifica que o grande objectivo do processo de integração económica na Europa foi a paz, e doutra forma não seria possível alcançar o desenvolvimento económico de que desfrutamos hoje. Copia os títulos associados a cada década da construção europeia.
Uma Europa pacífica – Início da cooperaçãoOs anos 60 – Um período de crescimento económicoUma Comunidade em expansão - O primeiro alargamentoA fisionomia da Europa em mutação – A queda do Muro de BerlimUma Europa sem fronteirasUma década de expansão.


4. Justifica o insucesso relativo de outras experiências de integração quando comparadas com a europeia.

Na uniao europeia temos potencias que produzem bens, quando os bens sao industriais, nos ficamos com variedades de produtos e fazem-se trocas.


Encontramo-nos, ninguém ignora, num momento crucial da construção europeia. Por um lado, a União Europeia prepara-se para efectuar o seu maior alargamento de sempre. Por outro, prossegue o propósito de se aprofundar, chamando a si o exercício de competências até agora consideradas do domínio reservado e exclusivo das soberanias nacionais. Penso na política externa, na defesa e na justiça e assuntos internos.
Presidente da República, Jorge Sampaio, 28 de Junho de 2002


5. Distingue alargamento de aprofundamento.


A distinção entre alargamento e aprofundamento é a seguinte: enquanto que no alargamento tem havido uma entrada de muitos países, todos eles encontrando-se neste momento na União do 27, no aprofundamento há um desenvolvimento de um conjunto relativamente maior de ploíticas comuns em diferentes áreas.

6. Discute em que medida o processo de integração económica significa "perda de soberania".
Dado que a soberania é a capacidade que o poder político tem para tomar decisões, a perda da soberania na economia portuguesa revela-se problemática, pois se não houver soberania as decisões poderão ser tomadas "por qualquer um".