quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

O mercado para funcionar precisa do Estado e de regras de conduta

1. Explicita o "problema económico" a que o autor se refere.

O problema economia a que o autor se refere é a escassez que cada um de nós pretende maximizar o seu bem estar.

2. Identifica os diversos mecanismos de interacção entre os sujeitos económicos, que João César das Neves aponta para a resolução do “problema económico”.

Os diversos mecanismos de interacção entre os sujeitos economicos que João César das Neves aponta para a resoluçao do problema economico são: Tradição, Autoridade e Mercado.

3. Caracteriza esses mecanismos de interacção.

A tradição regulava a maior parte das actividades económicas, criando influências sobre os aspectos do seu funcionamento. Em Portugal existe a tradição de comer bacalhau no Natal. A autoridade era usada para resolver questões económicas. A autoridade nos nossos dias é usada através dos impostos e subsídios das famílias pelo Estado para resolver os problemas económicos. O mercado, para Adam Smith, era baseado na liberdade de iniciativa ou no sistema de preços

4. Situa historicamente o florescimento do mercado.

O florescimento do mercado foi no tempo da dinastia de avis (Século XIV) e a revolução industrial (Século XVIII).


5. Mostra através de um exemplo que os três mecanismos descritos funcionam em simultâneo nas sociedades modernas. (Demonstre que é racional pagar um Táxi, após a prestação do serviço.)

Faz sentido pagar ao barbeiro depois de fazer a barba?Sim, por uma questão de regras tradicionais nas sociedades.


6. Mostra que a confiança é um elemento fundamental para o funcionamento do mercado, referindo o exemplo dos “cheques carecas”.

Hoje em dia tem de haver confiança em todo o lado, principalmente no mercado de trabalho. Se não houver confiança entre as pessoas que trabalham num determinado lugar, todos os dias, deixarão de confiar uns nos outros, o que levará a uma situação um pouco desconfortável. Por eemplo: no mercado, se houver um cliente, em que se tenha a máxima confiança, e um dia para pagar uma despeza que foi fazer, passa-lhe um chque mas nunca iria pensar que esse cheque era careca. Quando perceber que esse cheque é careca vai logo perder toda a confiança que tinha nesse cliente

Nenhum comentário: