segunda-feira, 25 de maio de 2009

História e tipos de moeda

1. Distingue troca directa de troca indirecta.

A troca directa é o sistema mais simples de fazer transações, se uma pessoa tem algo que nao quer, deve trocar por aquilo que prefere. A troca indirecta intervem moeda, troca-se a mercadoria por dinheiro, adquirindo a mercadoria desejada.

2. Apresenta exemplos de bens que tenham sido utilizados como moeda

Vacas, vinho, cervejas, peles de animais, conchas..etc

3. Define moeda-mercadoria.

Uma das grandes vantagens da moeda-mercadoria é que nao é preciso procurar a coincidência de vontades entre o comprador e o vendedor.

4. “Para que um bem apenas sirva como moeda, esse bem deve ser inútil”. Justifica.

"esse bem deve ser inutil" para que não tenha um consumo nao monetario. Por exemplo, se as moedas fossem de ouro ou prata compensaria derrete-las, e entao sairiam da circulação, deixando de cumprir a sua função. isso é uma boa moeda, nao deve valor em si mesma, para cumprir exclusivamente as suas funcoes monetarias.

5. Indica as características que um bem deve apresentar para funcionar adequadamente como moeda.

As caracteristicas mais importantes que um bem deve ter para ser uma boa moeda sao: - divisiblidade: importante por causa dos trocos;- durabilidade: a degradação do bem altera-lhe o valor e dificulta o seu uso como padrao das trocas;- aceitabilidade geral: se nao for reconhecida por todos, nao cumpre a funcao de meio de troca;- ter reduzida procura nao monetaria: para evitar flutuacoes no montante disponivel de moeda;- manter o valor: se o valor da moeda varia, torna-se mais dificil o seu uso;- ser pratica de movimentar: um bem muito pesado ou volumoso torna-se dificil de usar nas trocas;- dificilmente falsificavel.

6. Define moeda de papel (primeiras notas).

A moeda papel nao é ouro, mas vale ouro, porque representa o deposito.

7. Explicita o conceito de moeda fiduciária (da expressão latina fiduciariu, que depende de confiança).

A excessiva emissão de moeda de papel pelos Estados levou a que estes tivessem de declarar a sua inconvertibilidade. A moeda também a aceitarão, isto é, porque confia no sistema monetário.

8. Explicita o conceito de papel-moeda.

O papel-moeda representava uma promessa de pagar o ouro, promessa feita primeiro pelos ourives e mais tarde pelos bancos, na medida em que estas instituições tinha, crédito, os seus papéis eram "tão bons como ouro". Este papel-moeda era apoiado pelo metal precioso, a pedido era convertível neste metal.

9. Define moeda escritural.

Esta moeda resulta da utilização dos depósitos à ordem em bancos pelos particulares e pelas empresas. Movimento a conta bancária emitindo cheques até ao limite do saldo.

10. Define moeda de plástico.

Cartões de Débito e cartõões de Crédito.Os primeiroa, tambéwm designados cartões de Multibanco, permitem movimentar a conta bancária até ao limite do saldo. Os segundos, também designados cartões VISA permitem realizar pagamentos até ao valor de dterminado plafond de crédito atribuido pelo banco tendo em consideração o perfil do cliente.

11. Define moeda electrónica.

Falamos de moeda electrónica quando a conta bancária é movimentada direcctamente, quer para creditar um salário, quer para debitar despesas de água, gás, electricidade, etc. por transferência bancária.

12. Relaciona a evolução tecnológica com o processo de desmaterialização da moeda.

Em resultado da evolução tecnológica, no caso da moeda electónica esta limita- se o registos em contas bancárias, não sendo necessário qualquer bem material para que funcione de facto. O processo de desmaterialização da moeda começou desde a sua invenção mas só foi possível atingir este nível graças ao recente desnvolvimento das tecnologias da informação

Um comentário:

Unknown disse...

Muito obrigado pela informação no teu blog. Qualquer coisa que precises na àrea de economia avisa: janfranco1978@gmail.com. Zé.