1. Por que razão há somente um ponto onde o volume da procura é igual ao volume da oferta?
Porque é quando existe um equilibrio entre as duas partes.
2. Define excesso da oferta.
Quanto mais alto for o preço maior será o exesso da oferta.
3. Define excesso da procura.É quando o velume da procura é o excede o da oferta4. “Os preços baixam quando há excesso da oferta”. Explica o comportamento dos:
a) produtores
Os produtores , ao verem que não conseguem vender alguns dos seus produtos , podem começar a pedir por eles preços mais baixos
b) compradoresOs compradores, ao observarem o excesso de produto por vender podem começar a oferecer preços mais baixos.
5. “Os preços sobem quando há excesso da procura”. Explica o comportamento dos:
a) produtores
Podendo dispor de maior quantidade de bens do que a sua produção total, podem começar a pedir preços mais altos pelo que produziram.
b) compradoresOs compradores que não conseguem ver satisfeitos todos os seus pedidos, podem começar a oferecer preços mais altos, num esforço para obter maior quantidade dos bens disponiveis.
6. Define preço de equilíbrio.
É o preço em que se igualam o volume da oferta e o da procura7. Observa a figura 7.
7. Indica as causas susceptíveis de justificar:
a) um aumento da procuraHá uma procura maior em cada nivel de preços. O que pode ser provocado, por: aumento do rendimento; aumento do do preço de um complementar; mudança de gosto em favor desse produto
b) uma redução da procuraHá menor procura em cada nivel de preços. Que pode ser provocado por: diminuição do rendimento: baixa do preço de um sucedâneo; subida de preço de um complementar; mudança dos gostos em desfavor desse produto.
8. Observa a figura 8.3. Indica as causas susceptíveis de justificar:
a) um aumento da ofertaOs produtores procuram produzir e vender mais a cada nivel de preços. Pode ser causado por: processo tecnologico; baixa no preço de outros artigos; baixa no preço dos factores de produção utilizados na fabricação do produto.
b) uma redução da ofertaOs produtores desejam produzir e vender menos, a cada nivel de preços. Isto pode ser causado por: retrocesso da tecnica; aumento do preço de outros produtos; aumento de preço dos factores de produção utilizadpos na fabricação do produto; certos tipos de mudança nos objectivos dos produtores.
9. Ilustra no Paint - grava a imagem no ambiente e trabalho em formato GIF e carrega-a para o teu blogue - a "lei" da oferta e da procura correspondente ao teu grupo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário