quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Teoria elementar dos preços

1. Distingue volume da oferta de quantidade realmente vendida. O volume de oferta é uma quantidade desejada e a quantidade realmente vendida é transaccionada. 2. Verifica que a oferta varia com os objectivos das empresas, ou estratégias dos produtores. A oferta varia com os objectivos das empresas porque se o objectivo dos produtos for vender o máximo possível,mesmo à custa de alguns lucros, o produto vender-se-a muito mais do que se eles pretenderem obterem o máximo de lucro. 3. Explica por que razão a oferta de um produto depende do seu preço. A oferta de um produto depende do seu preço porque quando mais elevado for o preço de um produto, mais rendoso será a sua produção, então quanto mais alto for o seu preço maior será a oferta. 4. Explica o efeito do aumento do preço dos outros produtos sobre o volume da oferta do produto N. A oferta de um produto depende dos preços de todos os outros, em geral, o aumento de preço dos outros produtos torna relativamente menos atractiva a produção daquele cujo preço não sobe. 5. Verifica que o aumento do custo dos factores produtivos (trabalho e capital) torna mais caros os produtos nos sectores de actividade que utilizam mais intensivamente o factor produtivo que sofreu o agravamento. Refere-te ao efeito do aumento do preço do petróleo sobre os diversos sectores da actividade económica. O aumento de um factor de produção dos produtos que utilizarem em grande escala aquele factor mas somente um aumento reduzido do custo de produção dos que dele precisarem em pequena escala 6. Explicita o impacto do progresso tecnológico sobre o volume da oferta, referindo o seu efeito sobre os custos de produção. O aumento enorme da produçãopor trabalhador que se processou nas sociedades indústiais, nos últimos 200anos, é em grande parte devido à melhoria de métodos de produção, em que fizeram baixar o custo de produção. 7. Indica as variáveis de que depende o volume da oferta, explicitadas por Lipsey na função da oferta. A função oferta de um produto é função do seu preço, dos preços de todos os outros produtos, do preço dos factores de produção, da tecnologia, e do objectivo dos produtores 8. Explica como se chega à curva da oferta a partir da função oferta. Supondo constantes todas as variáveis à excepção do volume da oferta do bem e do respectivo preço, chega-se então à curva da oferta. 9. Interpreta a inclinação ascendente da curva da oferta, referindo o incentivo proporcionado pelos lucros. A inclinação ascendente da curva da oferta quer dizer que, quanto mais alto for o preço maior será a oferta do produto. 10. Recorrendo às figuras 8.1 e 8.2 distingue variação da oferta de aumento da oferta. Enquanto que a figura 8.1 se refere a uma variação da oferta, a figura 8.2 refere-se a um aumento da oferta, pois as curvas afastam-se uma da outra. 11. Indica três factores que poderão ter estado na origem do aumento da oferta ilustrado na figura 8.2. Maior produção, logo tem maior lucro, logo elimina os outros preços de outros produtos.

Nenhum comentário: