quarta-feira, 25 de março de 2009

1. “Ao debruçar-se sobre o trabalho, a Economia toma (1) a pessoa humana não só como objectivo mas como (2) meio para esse objectivo.”Explica se no estudo da oferta de trabalho, João César das Neves, evidencia maior preocupação com as (1) pessoas ou com (2) o resultado do seu trabalho? Justifica

João Cesar das Neves evidencia maior preocupação com as pessoas porque sem elas o resultado do seu trabalho é nulo ou inexistente.

2. Indica exemplos de factores extra-económicos que deveriam ser considerados numa abordagem completa da oferta de trabalho.

Taxa de nascimento; as migrações e o serviço militar.

3. Indica as determinantes:

a) potenciais da oferta de trabalho

O montante do trabalho realmente prestado numa economia depende da participação dessa população activa no processo de produção.

b) circunstanciais da oferta de trabalho.

Nível de desemprego ou horário de trabalho.


4. A níveis relativamente baixos dos salários a curva da oferta de trabalho é crescente. Justifica.

Esta frase diz-nos que enquanto o salário for baixo a oferta de trabalho torna-se maior, os individuos estão dispostos a trabalhar mais porque é isso que traduz o melhor bem estar proporcionado pelo acrescimo de rendimento.


5. A níveis relativamente elevados dos salários a curva da oferta de trabalho é decrescente.Justifica.

Esta frase diz-nos que enquanto o salário for mais alto a oferta de trabalho torna-se menor, ou seja, se um individuo ganhar muito e achar que naquele momento já chega de trabalhar porque já está a ganhar muito pode decidir gozar esse dinheiro trabalhando menos.

6. Como explica João César das Neves que os mais jovens se sintam menos atraídos pelo trabalho que os seus pais? Justifica.

Pois aos níveis actuais de ordenado trabalham menos que os seus pais.

7. Como explica João César das Neves que os habitantes dos países subdesenvolvidos se sintam menos atraídos pelo trabalho que os europeus? Justifica.

Pois os individuos dos paises subdesenvolvidos em que existem poucas coisas para comprar não existe nenhum incentivo para trabalhar mais do que o necessário para satisfazer as necessidades básicas.

8. Enumera outras questões que afectem a oferta de trabalho, além das já referidas.

Nenhum comentário: