quarta-feira, 11 de março de 2009

ESTRUTURAS DO MERCADO

1. Observando a tabela de Francisco Pereira de Moura distingue concorrência pura de monopólio.

A concorrência pura tem muitas empresas a vender de pequena dimensão com um produto similar, enquanto que o monopólio tem uma empresa a vender de grande dimensão.


2. Indica as quatro hipóteses admitidas em concorrência perfeita.

As quatro hipóteses admitidas em concorrência perfeita são: as empresas que vendem um produto padronizado, as empresas que são aceitantes do preço, os factores de produção são perfeitamente móveis a longo prazo, as empresas e os consumidores têm informação perfeita.

3. Critica cada uma das quatro hipóteses acima lendo o texto de Robert Frank.


  1. As empresas que vendem um produto padronizado são os produtos vendidos por uma empresa e é assumido por um substituto perfeito do produto vendido por qualquer outra.
  2. As empresas que são aceitantes do preço, isto quer dizer que uma empresa individual considera dado o preço de mercado do produto.
  3. Os factores de produçãp são perfeitamente móveis a longo prazo, porque é uma empresa que se apercebe de uma oportunidade para um negócio rendivel, numa determinada alturae num determinado local, será capaz de contactar os factores de produção de que necessita de modo a paroveita-la.
  4. As empresas e os consumidores têm formação perfeita, pois o mundo é de tal modo complexoque existirão inevitavelmente aspectos revelantes que se encontram suficientemente escondidos.


4. Distingue concorrência perfeita de concorrência monopolista associando cada uma destas formas de mercado a uma das situações A ou B cuja curva da procura se apresenta. Justifica a resposta com Richard Lipsey.

Enquanto que na concorrência perfeita o produto é similar na concorrência monopolista o produto é diferenciado.

Nenhum comentário: