quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Crescimento e Desenvolvimento económico num mundo interdependente

1. Apresente uma noção de interdependência.
A Interdependência é um conceito que rege as relações entre os indivíduos onde, um único indivíduo é capaz de, através de seus actos, causar efeitos,positivos ou negativos, em toda a sociedade.

2. Distinga crescimento de desenvolvimento.
O crescimento económico para nos referirmos à taxa de crescimento percentual do Produto Interno Bruto (PIB) ou do Produto Nacional Bruto (PNB).O desenvolvimento económico, por sua vez assume as múltiplas dimensões da vida humana, sendo um fenómeno qualitativo impossível de quantificar.

3. Defina os diversos indicadores do (sub) desenvolvimento acima referidos.
Os diversos indicadores são: indicadores economicos (PIB per capita, Repartição sectorial da População Activa, Estrutura do Produto, Consumo de energia/aço/(...)/habitantes e indicadores do Comércio Externo), os indicadores demograficos ( Taxa de Natalidade, Taxa de Mortalidade, Taxa de Mortalidade Infantil, Esperança Média de Vida à Nascença, Taxa de Emigração.

4. Refira as dimensões e os respectivos indicadores considerados na definição dos seguintes indicadores compostos:

a) IDH; indice de desenvolvimento humano: dimensões:Uma vida longa e saudável, Nível de conhecimentos, Um nível de vidadigno, indicadores:Esperança médiade vida à nascença,Taxa de alfabetizaçãode adultos, Taxa bruta deescolarização (TBE),PIB per capita.

b) MPG. medida de participação segundo o género: dimensões: Participação e tomadade decisão política, Participação e tomadade decisão económica,Controlo sobre os recursos económicos, indicadores: Rácio de assentosparlamentares femininose masculinos, Rácio femininoe masculino em funçõeslegislativas, cargos superiorese de gestão, Rácio femininoe masculino em funçõestécnicas e especializadas, Rendimento auferidoestimado femininoe masculino.

5. Verifique o PNUD calcula um índice de pobreza destinado ao contexto dos países pobres (IPH-1) e outro destinado a analisar a pobreza nos países desenvolvidos (IPH-2). Justifique esta opção.
O IPH-1 repara-se que nos termos de uma longa vida e saudavel a probablidade desobrevivencia é maior nos paises mais desenvolvidos. No nivel de conhecimentos a percentagem de analfabectos é maior nos paises menos desenvolvidos.

Nenhum comentário: