quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentado - PIENDS

1. Apresente o conceito de desenvolvimento sustentado. (p. 2 Enquadramento)
O desenvolvimento sustentável pressupõe a preocupação , com o presente mas também com a qualidade de vida das gerações futuras, protegendo recursos vitais, incrementando factores de coesão social e equidade, garantindo um crescimento económico amigo do ambiente e das pessoas.

2. A ENDS foi elaborada de forma compatível com os princípios orientadores da Estratégia Europeia, dando resposta aos seus objectivos e desafios. Indique-os. (p. 2 Enquadramento)

Os principios orientadores são: alterações climáticas e energia limpa; transportes sustentáveis; consumo e produção sustentáveis; conservação e gestão dos recursos naturais; saúde pública; inclusão social, demografia e migração; pobreza global e desafios do desenvolvimento sustentável.


3. Transcreva o desígnio integrador e mobilizador adoptado pela ENDS. (p. 3)

O designio integrador e mobilizador adoptado pela ENDS, é retomar uma trajectória de crescimento sustentado que torne Portugal, num dos países mais competitivos e atractivos da União Europeia, num quadro de elevado nível de desenvolvimento económico, social e ambiental e da responsabilidade social.

4. Transcreva sinteticamente os sete objectivos de acção propostos pela ENDS. (pp. 3 e 4)
Os sete objectivos de acção propostos pela ENDS são:
-Melhor Ambiente e Valorização do Património.
- Preparar Portugal para a Sociedade do Conhecimento.
- Crescimento sustentado, Competitividade à Escala Global e Eficiência Energética.
- Mais Equidade,Igualdade de Oportunidades e Coesão Social.
- Melhor Conectividade Internacional do País e Valorização Equilibrada do Território.
- Um Papel Activo de Portugal na Construção Europeia e na Construção Internacional.
- Uma Administração Pública mais Eficiente e Modernizada.

5. Comente a Figura 1 da p. 4 mostrando que o desenvolvimento é um fenómeno multidimensional.

Esta figura mostra-nos que o desenvolvimento sustentável envolve um melhor ambiente e valorização do património mundial, uma melhor conectividade internacional do país.

6. Seleccione os dois pontos que lhe pareçam mais relevantes na “Análise sintética da situação de partida”. (pp. 6 e 7)


Os dois pontos que me parece mais relevantes na 'Análise sintéctica da situação de partida' : Portugal tem um sério problema de crescimento sustentado da economia por resolver e apresenta uma estrutura demográfica envelhecida, que gera diversos efeitos perversos no curto e médio prazo.

7. Seleccione os dois pontos que lhe pareçam mais relevantes entre os “Pontos fortes da situação de partida”. (pp. 7 e 8)

Os dois pontos que me parecem mais relevantes entre os 'pontos fortes da situação de partida': uma língua como factor potencial de organização de um espaço cultural e económico de importância mundial e a evolução favorável na cobertura do país pelas redes de telecomunicações e uma forte dinâmica empresarial.

8. Seleccione os dois pontos que lhe pareçam mais relevantes entre os “Pontos fracos da situação de partida”. (pp. 8 e 9)
Uma elevadíssima dependência energética do exterior, que aumenta a vulnerabilidade em matéria de aprovisionamento energético e insuficiente cultura de planeamento estratégico transversal aos sectores e às regiões.

9. Seleccione os dois pontos que lhe pareçam mais relevantes entre os “Riscos que podem dificultar a melhoria da situação de partida”. (pp. 9 e 10)


Perda de credibilidade internacional por falta de cumprimento dos compromissos internacionais assumidos e a afectação excessiva de espaços de turismo afluente, com risco de consumo excessivo de recursos naturais.
10. Seleccione os dois pontos que lhe pareçam mais relevantes entre as “Oportunidades que podem impulsionar uma evolução mais favorável para o desenvolvimento”. (p. 10)

Potencial em energias renováveis elevado: incluindo energia hídrica, eólica, das marés, das ondas e solares e oportunidades de exploração de novas fronteiras nas áreas energéticas.

11. Observe o Quadro no final da p. 10.
a) Verifique que de 1995 a 2004 ocorreu um período em que o poder de compra dos portugueses se aproximou do dos europeus, e outro em que Portugal se afastou da média europeia;

b) Fundamente a sua análise do período 1995-2004 recordando a adesão de Portugal ao Euro (2002) e as debilidades estruturais da economia portuguesa;

Nenhum comentário: