quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O Desenvolvimento como Fenómeno Social Total

1. Refira o contributo que várias disciplinas (ciências) poderão dar para o estudo do desenvolvimento.

A economia quantifica a actividade economica e a demografia mostra o movimento da população, com isto é o que a história mostra a evolução do desenvolvimento.

2. Verifique que a compreensão cabal do desenvolvimento exige a reunião dos diversos saberes disciplinares para abranger toda a complexidade e riqueza do fenómeno. Esta afirmação é verdareira pois, para compreender os diversos saberes basta reunir todos os saberes e respectivos significados.

3. Justifique a necessidade de em Economia se estudarem “problemas económicos”, em Sociologia os “problemas sociais”, em Demografia os “problemas demográficos”, etc. apesar de a realidade ser única.
As diferentes ciências analisam as mesmas realidades, ou seja, os mesmos fenómenos sociais.

4. Aponte a interdisciplinaridade como atitude metodológica necessária para a compreensão do desenvolvimento ou de qualquer fenómeno social total.
A interdisciplinaridade como atitude metodologica necessaria para a compreensão do desenvolvimento ou de qualquer fenómeno social total, tem haver com o conhecimento dos fenómenos sociais ´so se constroí mediante a complementaridade de perspectivas, pois só deste modo o

Nenhum comentário: